2013.02.23 - Sessão Solene comemorativa do 10º aniversário da AAIF

A Associação Amigos da Ilha das Flores assinalou o seu 10º aniversário com a realização de uma Sessão Solene onde foi exibido um vídeo com a retrospectiva dos seus dez anos de existência e apresentada a medalha comemorativa criada a propósito da efeméride, que antecederam o momento das intervenções, que contou com a presença do Secretário Regional do Turismo e Transportes, Vitor Fraga, e do Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, José Manuel Bolieiro.
O representante do Governo Regional elogiou o trabalho que tem sido desenvolvido pela AAIF e classificou-o como “um excelente exemplo de cidadania ativa ao serviço da sua comunidade, integrando e promovendo a ilha das Flores em São Miguel e nos Açores”.
Exortou assim “os Amigos da Ilha das Flores a continuar a preservar a sua identidade própria, mantendo, entre todos florentinos em particular e açorianos em geral, a realidade do que somos feitos, que se resume e identifica nesta grande família de açorianas e açorianos, que Vitorino Nemésio interligou com o termo açorianidade e que associações como esta mantém aqui e além-fronteiras”.
Vítor Fraga reiterou ainda a “total disponibilidade em prosseguir a colaboração mantida com a Associação Amigos da Ilha das Flores”, que poderá contar com o apoio do executivo açoriano “para estreitar a ligação e a cooperação entre todos”.
Na ocasião, endereçou ainda os parabéns ao jovem florentino Cláudio Gomes, recentemente distinguido com uma bolsa da Fundação Calouste Gulbenkian, merecendo assim um forte aplauso de todos os presentes na sala.
Por seu lado, o edil de Ponta Delgada defendeu que as associações devem manter o seu espírito de independência perante os poderes instituídos e apresentar-se como parceiras privilegiadas nas ações que se pretende desenvolver em prol da comunidade, considerando que isto é fundamental para a dignidade das pessoas e das instituições.
José Manuel Bolieiro elogiou o trabalho desenvolvido pela AAIF em prol dos doentes florentinos mais carenciados que têm que se deslocar a Ponta Delgada para tratamento, bem como o “trabalho de cidadania e de espírito humanitário” desenvolvido durante os seus dez anos de existência, integrando os florentinos, reabilitando património ao recuperarem a sua sede na Rua do Peru e dando um grande contributo à dimensão arquipelágica dos Açores.
No final da sua intervenção, entregou à associação uma Placa que assinala a passagem do seu 10º aniversário, deixando o desafio para que esta envolva as suas actividades na agenda solidária e cultura da Câmara de Ponta Delgada.
Também o presidente da Assembleia Geral da AAIF interveio na Sessão Solene, recordando os fundadores da AAIF e o seu historial desde a criação da associação, passando pela aquisição e remodelação da sua sede social e das diversas actividades desenvolvidas ao longo destes anos, destacando o projecto de apoio social aos florentinos que se deslocam a São Miguel por motivos de saúde e que ficam hospedados na sua sede social. Luís Paulo Elias Pereira considerou ainda que a associação deve manter a sua independência  em relação a todos os poderes.
Ainda no âmbito do 10º aniversário da AAIF, teve lugar um encontro de elementos dos anteriores e atuais orgãos sociais no dia 19 de fevereiro (data da fundação da associação), além de um almoço tradicional de couves com carne ou cozinhada à moda das Flores que contou com a presença de cerca de seis dezenas de associados e amigos, estando a decorrer um Torneio de cartas e dominó que termina a 12 de abril e cuja entrega de troféus será efetuada aquando do 7º Encontro Cultural da ilha das Flores no dia 13 de abril. 













Sem comentários: