Prémio de Fotografia "Christiano Júnior"


A instituição do PRÉMIO DE FOTOGRAFIA “CHRISTIANO JÚNIOR” foi uma das deliberações do Conselho do Governo, reunido na ilha Graciosa.
José Christiano de Freitas Henriques Júnior nasceu a 21 de julho de 1832 na ilha das Flores, tendo emigrado para o Brasil em 1855, onde começou a trabalhar como fotógrafo, passando depois pela Argentina e Paraguai onde faleceu em 1902, tornando-se um dos primeiros fotógrafos dos Açores e um dos mais interessantes e fascinantes fotógrafos que atuaram na América Latina
"O prémio atribuído pelo Governo Regional, através da Secretaria Regional da Educação e Cultura, destina-se a galardoar os fotógrafos regionais e a valorizar a atividade cultural regional no domínio da imagem fotográfica, nas categorias de Fotografia Geral com Temática Livre, Fotografia de Paisagem Natural e Humanizada, e Retrato com Fotografia de Pessoas.
O prémio é constituído por um valor pecuniário de 12 mil euros, sendo 6 mil para a categoria Fotografia Geral com Temática Livre; 3 mil para a categoria Paisagem Natural e Humanizada e 3 mil para a categoria Retrato com Fotografia de Pessoas. 
Christiano Júnior foi um Açoriano que, no Brasil e na Argentina, se distinguiu na fotografia, na segunda metade do século XIX, período de pioneirismo e afirmação dessa arte. Ao longo da sua carreira dominou as várias técnicas fotográficas então conhecidas e deu ao seu trabalho um caráter pictórico singular, onde predomina a preocupação com a estrutura cénica e a composição. 
Para além de ter sido um pioneiro da fotografia etnográfica e social, documentando usos e costumes dos escravos negros do Rio de Janeiro, cujas fotografias se constituem como memória única, foi também precursor da fotografia científica, deixando vasta documentação fotográfica sobre a elefantíase. 
A sua obra denota uma forte preocupação histórica e cultural que o destaca dos restantes fotógrafos da época, constituindo um importante acervo documental para o conhecimento do Brasil e da Argentina do seu tempo, tornando-se numa referência incontornável para a reflexão sobre a História social da América Latina".
Recorde-se que a Associação Amigos da Ilha das Flores em parceria com a AFAA - Associação de Fotógrafos Amadores dos Açores, organizou uma tertúlia em São Miguel em novembro de 2014, sobre a vida e obra de José Christiano de Freitas Henriques Júnior, que contou com a presença de Manuel José N. Magalhães. Este arquitecto e fotógrafo, natural do Porto, tem-se dedicado à investigação e estudo de Christiano Junior, sendo uma figura chave da fotografia portuguesa e investigador na área da História da Fotografia.

Mais informações sobre Christiano Júnior: 

Sem comentários: